top of page
Dietoterapia Chinesa Emagrecer Equilibrar

A Dietética Chinesa é um recurso formidável! Não se trata de comer comida chinesa todo o tempo. Trata-se de um sistema alimentar surpreendentemente bem estruturado que pode ser utilizado segundo os hábitos culturais de cada paciente. Costuma-se dizer, em fisiopatologia chinesa, que "as cem doenças" têm raiz no sistema digestivo. Não raro a mudança de alguns maus hábitos alimentares dá novos ares à saúde ou, como se diz em chinês, faz com que "a primavera da saúde retorne".

A Dietoterapia Chinesa consiste em harmonizar o "prato" com alimentos compostos pelos 5 sabores (amargo, azedo/ácido, salgado, picante e adocicado) e 5 temperaturas (Frio, fresco, neutro, morno e quente) adaptando essas características de cada alimento para condições regionais, climáticas ou individuais nos casos de desequilíbrios internos.

 Por exemplo, de acordo com os conceitos básicos da Dietoterapia Chinesa não deveríamos usar pimentas fortes (alimentos quentes) em estações muito quentes e nem alimentos de natureza fria no inverno. Isso em casos de NÃO doença/desequilíbrio (pessoas saudáveis). Já nos casos de desequilíbrios já instalados o tipos de alimentos recomendados dependem da natureza do desequilíbrio.

bottom of page